domingo, 7 de junho de 2009

O progresso dos Blogs

No mundo virtual existem vários sites e formas de se relacionar, um exemplo disso são os blogs. O desafio de postar diários pessoais na rede, entre o início e o final da década de 1990, fez parte do que a americana Chris Sherman, editora assistente do Search Engine Watch (http://www.searchenginewatch.com) chamou de “primeira onda da web escriturável'”. Segundo ela, este período esteve limitado pela oferta de ferramentas que facilitasse a postagem de diários on-line na rede.

Já a Segunda Era dos blogs veio com a criação de ferramentas especializadas, por empresas como a Pitas (www.pitas.com) que criou o primeiro software grátis e depois o americano Evan Williams, e a empresa Pyra Labs criou ferramenta semelhante, o Blogger (www.blogger.com). A principal diferença foi na velocidade da criação, postagem e atualização dos ciberdiários. Dessa forma qualquer pessoa que dominasse o inglês básico poderia entender a forma como os blogs funcionavam.

Apesar de a maioria dos blogs serem utilizados como diários, eles também possuem diferentes e múltiplas faces, onde misturam página pessoal, fórum, links, comentários e pensamentos pessoais, ensaios ou lugar onde se escreve de tudo ou sobre nada.

Segundo informações do Blogger, hoje os blogs já passam de 800 mil em todo o mundo. No Brasil eles ganharam mais força no ano de 2000. Com esse aumento no número de usuários, a ligação entre os blogueiros se tornou mais ampla, formando assim várias comunidades bloggers.

Entre os primeiros divulgadores está o analista de sistemas de Brasília, Marcus Amorim, que criou em março de 2000, o blog www.zamorim.eti.br quando, segundo ele, ainda não existiam ciberdiários em português. O weblog traz comentários sobre temas variados como política, curiosidades científicas, informática e entretenimento.

Os blogs são meios utilizados para mostrar a opinião das pessoas de uma forma mais pessoal, e possui uma capacidade de interligar as opiniões dos blogueiros. Não há mais a necessidade de ser um especialista na construção de páginas na internet. Hoje os processos são simples e rápidos podendo ser realizados de qualquer computador ligado à rede da internet.

Assim, um veículo que inicialmente era composto por textos e fotos de temas livres, atualmente ele serve como meio divulgador de trabalhos dos internautas, como blogs satíricos, de fotógrafos, escritores, críticos e até mesmo jornalísticos, que possibilita o profissional ter mais liberdade em se expressar e fazer parte do mercado alternativo.

Nídia Bomtempo e Patrícia Alves



Experiências da turma com os blogs: vantagens e limitações


Nenhum comentário:

Postar um comentário