domingo, 7 de junho de 2009

O espetáculo da notícia

Ao longo da história, a comunicação sofreu diversas mudanças. Entre elas, houve o surgimento do Jornalismo de revelação, que se preocupa principalmente com escândalos e em expor a vida privada de indivíduos.

Atualmente, os produtos da mídia se tornaram mercadorias. Na busca pela audiência, a ética e a moral acabam esquecidas. Sendo assim, vale sensacionalismo, notícias mal apuradas, fofocas, etc. É uma vulgarização e manipulação do que é noticiado, com o único objetivo de conquistar a maior quantidade de espectadores.

A notícia foi transformada em instrumento competitivo de emissoras e jornais. Essa concorrência acaba prejudicando a formação de uma opinião pública e sensata. Os jornalistas e os jornais estão, cada vez mais, trabalhando com a idéia de que “o que é bom é aquilo que o público gosta”.

Portanto, muitas vezes manipulam fatos para tornar a matéria mais atraente para uma população, que por sua vez está mais preocupada em apenas consumir e não em se informar. O povo gosta de sensacionalismo e de informações exageradas. No entanto, esse formato de informação, sem uma apuração adequada, possivelmente acaba implicando em um final trágico. Um exemplo desse tipo de situação, foi o caso dos diretores de uma escola em São Paulo, que foram acusados de molestar seus alunos. O casal sofreu as conseqüências e foi preso. No entanto, quando houve uma investigação correta, foi comprovado que as acusações eram falsas. Contudo, não importa o que se fizesse agora, os diretores já tinham danos permanentes em suas vidas.

No livro "A Tirania da Comunicação", Ignacio Ramonet comenta sobre o caso Princesa Diana e o caso Clinton-Lewinsky, “exemplos de supermidiatização que nem sempre significa boa informação”.

No caso Bill Clinton, a imprensa americana exagerou no volume, na banalidade e na grosseria com que tratou o assunto. Houve uma cobertura competitiva, com excesso de fofocas e um “jornalismo investigativo” sem fatos nem fontes.
Com relação à princesa Diana, o caso foi mais sério. Como conseqüência da negligência dos paparazzi, Lady Di e seu namorado, Dodi al-Fayed, morreram em um acidente de automóvel. Fotógrafos perseguiram Diana e seu affair, resultando na colisão do carro em que estavam. O mundo parou para assistir o funeral da “Princesa do Povo”.

Essa questão da imprensa manipular informações e tratar a notícia como um espetáculo é muito bem retratada no clássico do cinema americano, "A montanha dos sete abutres", que é uma lição de jornalismo e mostra como a mídia se comporta. O filme, dirigido por Billy Wilder, trata de um jornalista inescrupuloso que faz de tudo por uma notícia de grande repercussão, mesmo que falsa. Em uma de suas falas o protagonista comenta: “Eu posso cuidar de grandes notícias e pequenas notícias, e se não houver eu saio e mordo um cachorro”. Apesar de antigo, o filme mostra o que ocorre atualmente, jornalistas que não estão preocupados com a notícia, mas sim com a autopromoção.

Percebe-se, então, que a imprensa tem a necessidade da notícia de impacto, que venda, independente da verdade.

Ana Carolina Marcelino

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